Faça sua parte

A PAMPULHA É SUA, É NOSSA, É DE TODOS

5577439224_a4590813d6_o-min

A Bacia da Lagoa da Pampulha é um marco para a sociedade mineira, principalmente para os cidadãos que vivem na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Hoje, o entorno da Lagoa da Pampulha recebe milhares de pessoas, todos os dias, que buscam lazer, cultura e arte. Tornou-se um dos principais cartões-postais de Minas Gerais.

Uma conquista que merece ser preservada e que precisa dos cuidados de todos os que moram na região metropolitana e daqueles que a visitam durante viagens para a capital mineira.

Mas, também, a Bacia da Lagoa da Pampulha precisa da atenção de todos devido a sua função social, ambiental e estrutural. Isso porque a bacia da Pampulha é um importante reservatório de água que contribui com a prevenção de enchentes, além de impactar no clima da região metropolitana.

Mais do que nunca, a Bacia da Lagoa da Pampulha precisa da ajuda de todos para se manter como um importante espaço para as famílias, para os esportistas, para os artistas, para os amantes da natureza e para cada um dos milhares de turistas que passam por ela todos os anos.

É hora de agir

Felizmente, a sociedade civil, as autoridades dos municípios da região e inúmeras entidades ambientais vêm unindo esforços para ações objetivas que resultem na restauração da Bacia da Lagoa da Pampulha – área que envolve a lagoa e seus afluentes. Preservá-la é essencial para garantir um ambiente saudável e sustentável para as gerações presentes e futuras. E cada um de nós desempenha um papel importante na proteção desse valioso conjunto. Ao adotarmos medidas conscientes, podemos contribuir de verdade para restituí-lo à nossa paisagem e manter suas funções.

Ao nosso alcance

Cada um de nós – cidadãos atentos à questão ambiental – pode fazer muito pela recuperação da bacia da Pampulha. E não é nada complicado, bastam mudanças de hábitos. Cuidar da bacia da Pampulha e de todo o meio ambiente é proteger e garantir o futuro das novas gerações.

Pipeline,For,Various,Purposes.,City,Engineering,Network.,Underground,Part,Of

Se você mora ou tem um empreendimento que está na Bacia da Lagoa da Pampulha garanta que seu imóvel esteja ligado à rede de coleta de esgoto da Copasa.

Wrong,And,Right,Way,Do,Not,Put,Tissue,Paper,Sheet

Na sua casa ou empresa, adote alguns hábitos simples para não sobrecarregar o sistema de esgotamento sanitário, como evitar jogar lixo na privada, não jogar restos de comida no ralo da cozinha, dentre outros.

People,Do,And,Do,Not,Throw,Away,Trash,Correctly.,Garbage

Não jogue lixo na rua ao visitar a Lagoa da Pampulha ou mesmo andando por espaços públicos. Plásticos, papéis, embalagens e outros detritos acabam sempre nos córregos e rios próximos. E, de lá, muita sujeira vai para a Pampulha.

Vector,Illustration,Of,Littering,Waste,Pile,Disposed,On,The,Street

Não jogue entulho ou restos de construção civil em áreas impróprias. Restos de areia, terra, cimento, argamassa ou mesmo tintas e solventes podem ser carregados para os rios e córregos próximos, poluindo e assoreando esses braços de água. E, consequentemente, impactando toda a Bacia da Lagoa da Pampulha.

Man,Plumber,Wearing,Blue,Overall,Holding,Hose,Looking,Out,Manhole

No seu bairro, repare se há bocas de lobo e bueiros entupidos e avise os serviços de limpeza para remoção. E, lembre-se, lixo no chão entope as bocas de lobo e os bueiros e, além de poluir os rios e córregos, potencializam as enchentes nas épocas de chuva.

Medication,For,Sore,Throat,,Flu,,Runny,Nose,,Influenza,,Cough:,Medicine

Muita gente ainda joga na rede de esgoto da Copasa sobras de remédios líquidos ou em comprimidos. É um perigo, pois as substâncias químicas não se degradam e também poluem as águas. Existem farmácias que recolhem restos de medicamentos para a destinação correta.

Back,To,School,Concept,With,Young,Smiling,Woman,Teacher,And

E, acima de tudo, é fundamental educar as crianças e jovens para também contribuírem nesse esforço. As novas gerações podem contribuir muito com a preservação da Bacia da Lagoa da Pampulha, por isso, converse com seus filhos, netos, sobrinhos e amigos sobre a importância da Pampulha para todos. Visite a Pampulha com eles e mostre como esse belo espaço na cidade precisa da contribuição de todos para se manter e melhorar.